Ensino Fundamental

Ensino Fundamental I

Os anos Iniciais visam à progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.

Objetivos

  • Desenvolver a capacidade de aprendizagem, utilizando como meios as mais diversas formas de conhecimento cognitivo. 
  • Compreender o ambiente natural, social, político e cultural no qual se integra de forma ativa.
  • Expressar-se utilizando diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal, para comunicar emoções, ideias e valores, reconstruindo e dando novos significados à realidade. 
  • Valorizar povos e culturas em tempos e espaços diferentes com linguagens e valores específicos, estabelecendo relações que desenvolvam sua identidade social.
  • Conhecer, construir, divulgar e vivenciar valores no cotidiano escolar, favorecendo a prática da cidadania, na busca de qualidade de vida. 
  • Promover o desenvolvimento integral através da construção de conhecimentos, habilidades, aprendendo a aprender. 
  • Incentivar a participação de todos os envolvidos na comunidade escolar nos eventos sóciias, políticos e culturais promovidos  pela instituição, com o objetivo de uma maior integração. 
  • Considerar as diferentes opiniões dos grupos, buscando contínua atualização e qualificação.

Em nossa proposta o aluno conta com:

  • Aula de Educação Física
  • Aula de Artes/ Música
  • Aula de Espanhol
  • Aula de Inglês

 Assegurando, ainda, um percurso contínuo de aprendizagens e uma maior integração entre as duas etapas do Ensino Fundamental.

 

Ensino Fundamental II

Nos anos finais do ensino fundamental  do 6º ao 9º ano – o aluno já solidificou o seu processo de alfabetização e passa a ser apresentado a conteúdos mais complexos. Esse período constitui uma base fundamental para o desenvolvimento do estudante no ensino médio.

OBJETIVOS:

• Desenvolver competências básicas tanto para o exercício da cidadania quanto para o desempenho de atividades profissionais;
• Desenvolver a capacidade de abstração do pensamento sistêmico, do pensamento divergente, da capacidade de trabalhar em equipe, da disposição para procurar e aceitar críticas, da disposição para o risco, do saber comunicar-se e da capacidade de buscar conhecimento;
• Proporcionar ao educando o desenvolvimento da afetividade, imaginação e da criatividade;
• Garantir uma aprendizagem permanente, uma formação continuada, considerando como elemento central dessa formação a construção da cidadania em função dos processos sociais que se modificam;
• Desenvolver as competências básicas para que os educandos possam desenvolver a capacidade de continuar aprendendo;
• Estruturar a educação, nos quatro alicerces: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser;
• Contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagens que capacitem o aluno para a vida em sociedade, a atividade produtiva e experiências subjetivas.

Nossa proposta valoriza as múltiplas formas de diálogo e interação, primando pelo envolvimento e interesse genuíno dos alunos.